Salvador é uma cidade repleta de natureza, história, diversão e religião. Há atrativos pela cidade durante todo o ano, então nada de ficar na dúvida de visitar a região no inverno, em qualquer época do ano vale a pena apreciar as comidas, praias e gastronomia do local. 

O Pelourinho

Sem dúvidas é um dos locais que mais representa a identidade da Bahia. O Pelourinho é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, tendo o bairro da Cidade Alta mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18. Lá é possível encontrar largos, vielas, ladeiras cheios de museus, restaurantes, igrejas e lojas, além de contarem com uma infinidade de turistas e nativos andando de um lado para o outro.

Dedique um espaço em seu roteiro para passear pelo Pelourinho, principalmente às terças-feiras, onde é possível ver uma missa ao som de batuque na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, às 18 horas.

A Casa do Carnaval da Bahia

Ela fica no Pelourinho, junto à Catedral Basílica, tendo sido inaugurada em fevereiro de 2018. O projeto é do designer, artista e cenógrafo Gringo Cardia e o que difere dos demais é a interatividade que envolve os seus visitantes.

No térreo, encontramos uma biblioteca de livros relacionados a história do Carnaval, a Salvador e as suas tradições e o espaço ainda conta com 200 bonecos de cerâmica representando figuras típicas da folia. Há também a Sala de Criatividade e Ritmos de Carnaval da Bahia, com luzes, fitas de LED e refletores, tendo o objetivo remeter a vibração do Carnaval.

No cinema interativo, o turista escolhe um filme que deseja ver e o mesmo tem 10 minutos e outros para tirar fotos com os adereços para caracterização. O visitante conhece a história do Carnaval e vivencia a experiência da festa. Já no terraço, há um espaço para apreciar a Baía de Todos os Santos com mesas e bancos, bem típico das festas de rua.

A Ponta do Humaitá

É um dos lugares mais incríveis de Salvador, repleto de charme e com uma vista incrível da Baía de Todos os Santos, além de um pôr do sol espetacular. A Ponta do Humaitá fica na Península de Itapagipe, na Cidade Baixa, possuindo um convento, um pátio, uma igrejinha e um farol, arquiteturas que remetem a história da capital da Bahía. A Ponta fica perto do Forte de Monte Serrat ou São Felipe.

A Igreja do Bonfim

Apesar de não ser uma das igrejas mais bonitas de Salvador, é a mais famosa, isso ocorre em função da “Lavagem do Bonfim”, que é a comemoração onde as baianas jogam água pelos degraus do templo na festa que se estende por todo o dia.

A Igreja foi concluída em 1722 e sua fachada possui estilo rococó com azulejos portugueses do século 19. Já a decoração interior é neoclássica, com pintura de forro da nave feita por Antônio Joaquim Franco Velasco e os painéis da sacristia e dos corredores são de José Teófilo de Jesus. No altar principal, a imagem de Cristo foi trazida de Portugal em meados do século 18.

Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda é a maneira mais interessante de passear entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa e ele foi inaugurado em 1872. Ele liga a Praça Tomé de Souza ( parte alta) com a Praça Cairu, onde está localizado o Mercado Modelo.

O Elevador foi restaurado em 2002, ganhando uma nova iluminação e janelas panorâmicas, tendo 4 cabines, a 1 e 2 são originais, usadas desde a inauguração, já a 3 e a 4 foram são da obra de 1930.

A Arena Fonte Nova

O estádio Arena Fonte Nova foi um dos primeiros inaugurados para a Copa do Mundo Brasil 2014. Em 2010 a Arena foi toda demolida e virou uma arena multiuso, oferecendo um Tour, com visitas guiadas pelos bastidores do estádio. O passeio ocorre todos os dias e dura cerca de uma hora. 

A Arena Fonte Nova conta com 50 mil lugares para telespectadores, além de oferecer quiosques para alimentação, estacionamento, lojas, elevadores e restaurantes com vista panorâmica com vista para o campo e para o Dique do Tororó, além de dois telões de 578 polegadas. Para quem curte futebol, é um passeio bem bacana.

As Festas de Largo

Entre dezembro e fevereiro, Salvador ganha um toque especial com as festas religiosas. Estas são conhecidas como Festas de Largo, reunindo procissões, missas e muita alegria. A temporada começa com os festejos à Santa Bárbara, que tem como ponto chave a distribuição de caruru (guisado de quiabo e camarão). 

Já a Lavagem do Bonfim leva uma multidão atrás das baianas que “lavam”com água-de-cheiro as escadarias do tempo. E as festas se encerram no Dia de Iemanjá, que pode ser considerado um pré-Carnaval, que invade as ruas do Rio Vermelho depois da entrega das oferendas à rainha do mar.

Um passeio de escuna pela Baía de Todos-os-Santos

O passeio é longo, dura 7 horas e passa por muitas ilhas. A principal parada é na Ilha dos Frades, que fica a quase duas horas de navegação saindo do Terminal Marítimo. A ilha tem só dois quilômetros, com várias barracas de comidas e bebidas, além de redes para jogar vôlei. 

As águas são cristalinas e calmas, boas para praticar stand up paddle e snorkeling, podendo ser alugados por lá. A ilha foi fundada pelos frades no século 17, por isso o nome em homenagem e é cuidada pela capela de Nossa Senhora de Guadalupe, que fica escondida no alto de um morro com mirante. Subir até lá vale muito a pena, o visual é deslumbrante. 

Salvador é uma cidade incrível que pode ser visitada em todas as épocas do ano e a New Fly Viagens está a postos para lhe ajudar a embarcar nessa aventura.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *